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O 1º Encontro Nacional PIBID e Residência Pedagógica vai promover uma série de atividades temáticas para debater a formação de professores. Serão palestras, comunicações orais, mesas-redondas e conferências que você poderá acompanhar nos dias 15 e 16 de outubro de 2021.

 

Acesse o link abaixo para conhecer a programação completa!

Saiba mais sobre o evento

 

Contextualização

Quem educará os educadores? Essa pergunta elaborada pelo Filósofo Pascal repercute de forma muito presente nos dias atuais em que estamos vivendo. E é pensando na excelência da formação dos futuros educadores, que a CAPES, em parceria com as Instituições de Educação Superior do Brasil, lança dois programas (Residência Pedagógica e PIBID) para que os professores em formação vivenciem práticas reais nas Escolas de anos inicias, ensino fundamental e médio.

Em 2020, em pleno contexto pandêmico, a CAPES deu continuidade a esses programas e as IES da Cruzeiro do Sul Educacional assumem que o momento é importante para fortalecer a formação de Professores nos cursos de Licenciaturas. Assim, propõe o 1º Encontro Nacional PIBID e Residência Pedagógica para refletir e dialogar sobre práticas, vivências, memórias e parcerias que contribuam para que estudantes e professores possam vivenciar sua formação de forma integral e comprometida com a transformação e a qualidade da educação.

PIBID e Residência Pedagógica nas IES

Cruzeiro do Sul

PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

A Universidade Cruzeiro do Sul teve sua primeira atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no de 2006, com a proposta de organizar a gestão das parcerias da instituição estabelecidas com a Secretaria Municipal e Estadual de Educação de São Paulo para os cursos de Letras, Pedagogia e Matemática. Em 2013, ofereceu bolsas com financiamento interno para Artes, História, Geografia, Química, Matemática, Letras, Pedagogia e Biologia. Em 2014, iniciou sua atuação no programa PIBID na CAPES para as licenciaturas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Em 2018 de acordo com o edital nº 007/2018 atuou nos Subprojetos das áreas de Artes, Educação Física, Letras, História e Pedagogia.

A proposta do projeto do PIBID da Universidade Cruzeiro do Sul para o edital CAPES n° 02/2020, com o tema “Cultura, Direitos Humanos e Aprendizagem”, visa dar continuidade ao projeto aprovado pela CAPES no edital de 2018, estruturado nas áreas de Pedagogia/Alfabetização, Educação Física e Artes. A adesão ao Programa associa-se aos esforços da instituição voltados à promoção da qualidade da educação pública.

O Programa torna possível a participação dos graduandos nos cursos de Licenciatura nas atividades de uma escola da rede pública de educação básica, criando espaços de formação para vivenciar a prática da docência já em seus anos iniciais da Licenciatura.

A participação da instituição no Programa de Residência Pedagógica teve início em 2018, por meio do edital nº 006/2018, nas áreas de História, Letras, Educação Física e Pedagogia, tendo por finalidade proporcionar a imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar, com vistas à vivência e experimentação do residente em situações concretas da profissão. Promovendo a aproximação entre teoria e prática na formação docente, com a preocupação de contribuir para a melhoria da formação dos futuros professores, considerando a imersão dos residentes em escolas da rede pública na região da zona leste da cidade de São Paulo. O projeto institucional 2020-2022 teve como proposta dar continuidade ao projeto de 2018 "Aproximando Teoria e Prática para a Formação Docente no Contexto Escolar", estruturado em 3 subprojetos nas áreas de Pedagogia/Alfabetização, Educação Física e Letras – Língua Portuguesa, com atuação em 8 escolas públicas da zona leste de São Paulo.

Um dos objetivos principais é incentivar a formação de professores em nível superior para exercerem suas atividades profissionais na educação básica, contribuindo para elevar a qualidade da formação inicial dos discentes dos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Outro aspecto importante é a iniciação do licenciando na cultura escolar, proporcionando a oportunidade de aproximar teoria e prática, desenvolvendo no licenciando competência para planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensino aprendizagem, bem como diagnosticar os avanços e entraves que afetam a aprendizagem dos alunos, utilizando metodologias diferenciadas, interdisciplinares e tecnológicas que visam a identificação e superação de problemas.

 

CEUNSP

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é iniciativa que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, visando intensificar a formação prática nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a educação básica e a educação superior.

Foi iniciado em 14/02/2020 e submetido ao Capes em 29/02/2020.

Foram selecionadas 250 Instituições Educação Superior, em todo o país, e o Ceunsp foi selecionado em 83º lugar.

Em 30 de maio de 2020, conforme Portaria nº 10/2020, foi aprovado o edital para processo de Seletivo de Candidatos 2020 do Ceunsp, inscrições de alunos da Pedagogia (2º e 4º semestres) e professores das escolas indicadas pelas Secretarias de Salto e Itu, e Diretoria de Ensino de Itu.

Projeto intitulado “A docência como prática social e inclusiva”, o subprojeto de Alfabetização

Possui três eixos: da literacia, numeracia e aprendizado bilingue em Libras, de forma a garantir a integração entre as práticas pedagógicas de alfabetização.

A proposta em desenvolver um Núcleo de Iniciação à Docência no curso de Pedagogia, relativo as áreas da Alfabetização, vem ao encontro de orientações e ações desenvolvidas de forma experimental e pontual da IES, no ano de 2018, que apresentaram resultados expressivos em escolas públicas. A fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita, para estudantes de 1º anos do Ensino Fundamental.

O projeto PIBID/CAPES nos permitiu ampliar de forma significativa um atendimento que realizávamos de forma discreta e pontual, numa ação mais conjunta Escola Pública X CEUNSP, onde todos pudemos interagir e crescer, fortalecendo a qualidade de ensino oferecida e permitindo que os pibidianos se apropriassem de forma mais intensiva e colaborativa da realidade escolar.

Tendo em vista a pandemia, o projeto teve início de forma remota, com vigência: 01/10/2021 a março de 2022.

 

FSG

PIBID

Na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha, a conquista do PIBID e do Residência Pedagógica foram muito comemoradas. Na primeira vez inscritos em ambos os programas e concorrendo com o IES do Brasil inteiro fomos agraciados com 24 vagas para os estudantes de Pedagogia com o PIBID e 24 vagas para estudantes de Educação Física com o Residência Pedagógica.

Desde outubro de 2020, muitos desafios foram superados. Iniciamos as atividades dos programas em meio a pandemia de COVID-19 e foi necessário trabalharmos junto aos discentes, professores supervisores e preceptores e as escolas públicas para que, mesmo remotamente, pudéssemos contribuir com o desenvolvimento das atividades entregues aos alunos das escolas regulares.

Nessa caminhada, foi possível, aos poucos, inserir os discentes dos programas nas escolas para auxiliar também na montagem e entrega dos “kits de tarefas escolares” que são enviados para as famílias. Desde o primeiro semestre de 2021, respeitando todos os protocolos de segurança, os participantes do PIBID e do RP já estão atuando em sala de aula junto aos seus professores supervisores e preceptores, colaborando para o grande objetivo de “intensificar a formação prática nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a educação básica e a educação superior” (BRASIL, 2019, p.1).

Sabendo da importância da partilha dessas experiências entre todos os alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física Licenciatura, bem como para a comunidade escolar e acadêmica que, em maio de 2021, realizamos o I Seminário de Partilha de Experiências sobre Docência – PIBID e RP da FSG. Foram dois dias de eventos em que foi possível discutir sobre docência e compartilhar experiências de aprendizagem em relação aos projetos de extensão PIBID e RP da FSG.

O momento certamente foi e ainda é delicado e desafiador. Contudo, as aprendizagens foram múltiplas e únicas, tanto para os discentes, professores supervisores e preceptores, bem como para as escolas parceiras e para a FSG. Seguimos em frente, na certeza de que estamos contribuindo para a formação de futuros professores.

 

Módulo

PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência visa possibilitar ao discente selecionado vivenciar a prática docente junto ao Ensino Fundamental I e II, assim como o conhecimento científico.  Para tanto, o aluno recebe incentivo de bolsa de estudos do Governo Federal. 


Alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo são incentivados, por meio de bolsas de estudos em parceria com a CAPES, a participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os 24 alunos selecionados desenvolvem atividades pedagógicas em Caraguatatuba, Escola Municipal Carlos Altero Ortega e Escola Municipal Geraldo de Lima; em Ubatuba, Escola Municipal Padre Anchieta; os projetos desenvolvidos auxiliam não só as Escolas campo, mas também aprimoram as competências dos futuros pedagogos.



RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Centro Universitário Módulo participa do Projeto Residência Pedagógica CAPES na Subárea PEDAGOGIA-Alfabetização, com um total de 27 estagiários residentes que são acompanhados em reuniões periódicas pela Coordenadora Institucional da IES e professores Preceptores das escolas onde executam seus trabalhos com crianças das séries iniciais no Ensino Fundamental I do município de Caraguatatuba-SP. As escolas estão localizadas em bairros periféricos, com grande impacto nas atividades desenvolvidas na comunidade. Projeto com essa envergadura nesses bairros favorece o aprendizado das crianças, pois é quando os futuros professores alfabetizadores entram em contato direto com a realidade onde a escola está inserida. Os residentes neste período de aulas remotas oferecem suporte tecnológico aos professores.
 

UNICID

PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Programa Institucional de Bolsa De Iniciação À Docência E O Programa Residência Pedagógica da UNICID Iniciaram as atividades no dia 14 de outubro de 2020, conforme Edital Nº 2/2020 da CAPES e em atendimento à Portaria Nº 114, de 6 de agosto de 2020. Foi realizado um edital de seleção para alunos dos subprojetos aprovados pela CAPES: Pedagogia e Letras, como área prioritária para o PIBID e Pedagogia – Alfabetização (área prioritária) e Multidisciplinar, para o Residência Pedagógica.  Devido ao início de atividades coincidir com o período de pandemia provocada pela COVID-19, foi necessário planejar e repensar como os alunos poderia desenvolver projetos e atividades para entender as demandas e conhecer as escolas campo. Assim, os professores das unidades escolares foram chamados para conversar com as coordenadoras de área (PIBID) e docentes-orientadoras (RP). Prontamente, docentes orientadores, coordenadores de área e preceptores começaram a desenvolver ações e se dispuseram a acolher os alunos, mostrar a escola e a forma de trabalho remoto que estavam realizando na época.

O PIBID desenvolveu muitas atividades, vídeos para ajudar às professoras, desenvolveu projetos de pesquisa e intervenção, com a finalidade de ajudar as professoras em suas tarefas, principalmente em contextos de ensino remoto.

O RP desenvolveu inúmeras atividades formativas e de suporte ao ensino remoto ministrado nas escolas públicas em período de afastamento social. O Programa atende, aproximadamente, 1.000 alunos, entre crianças e adolescentes. Destaca-se que os residentes do Núcleo Pedagogia - Alfabetização elaboraram 411 kits individuais de alfabetização, que foram entregues nas escolas parceiras. Foram criados, também, personagens para guiar o projeto e futuramente escrever um livro com as aventuras da alfabetização. 

 

UDF

PIBID

O projeto do PIBID no UDF se propõe a fortalecer a formação inicial dos discentes dos cursos de licenciaturas do UDF, destacando a necessidade de múltiplas aprendizagens e a integração da teoria e da prática no exercício da docência. Oportuniza espaços de formação continuada entre os cursos de licenciaturas do UDF e as escolas parceiras do PIBID, para estudos da BNCC e seus desdobramentos. Fortalece a construção do perfil de professor pesquisador, incentivando a escrita científica e novas práticas pedagógicas com vistas a buscar melhores soluções para as dificuldades de aprendizagem, tendo em vista que o processo de ensinar é difícil e exige responsabilidade, ética e compromisso social com o outro.  Além disso, fortalece as políticas de formação de professores do UDF em consonância com as demandas da Educação Básica, estabelecendo diálogo com as disciplinas de estágio curricular dos cursos de licenciaturas do UDF, bem com o centro de formação de professores do UDF.

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações integrantes da Política Nacional de Formação de Professores que consiste na imersão planejada e sistemática do estudante em ambiente escolar, visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano. A Residência Pedagógica está articulada aos demais programas da Capes e tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciaturas deve assegurar aos seus egressos habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

No Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, a Residência Pedagógica amplia novos olhares em relação aos estágios curriculares supervisionados e às atividades práticas desenvolvidas nos currículos do Curso de Pedagogia, uma vez que se torna um campo fértil de possibilidades e que enriquece a qualificação e atuação profissional de futuros docentes no âmbito da educação básica. No momento, o programa na instituição está ocorrendo em duas escolas públicas do Distrito Federal, com três professoras preceptoras e 24 estudantes residentes alocados no Subprojeto de Pedagogia. 

A participação efetiva e comprometida dos estudantes residentes e professoras preceptoras nas reuniões, encontros e oficinas nos faz acreditar que o Programa Residência Pedagógica é necessário e faz uma diferença na formação de futuros docentes. Nesta edição do programa fica evidente o quanto é necessário trabalhar com a formação continuada de professores e estudantes residentes, nos cursos de licenciaturas, estabelecendo vínculos e parcerias através do diálogo constante entre a IES, as escolas-campo, as professoras preceptoras e os estudantes residentes.

A partir da experiência à frente da coordenação institucional e docente orientadora, coaduno com o pensamento de Paulo Freire (1996) quando afirma que: “A boniteza da prática se compõe do anseio vivo de competência do docente e dos discentes e de seu sonho ético. [...] Quanto mais penso sobre a prática educativa, reconhecendo a responsabilidade que ela exige de nós, tanto mais me convenço do dever do nosso lutar no sentido que ela seja realmente respeitada” (p.95 e 96).

A Residência Pedagógica  no UDF torna-se um espaço privilegiado na troca de saberes no Curso de Pedagogia e das escolas públicas de Brasília e que se entrelaçam na atualidade em novas competências e habilidades de um ‘fazer docente’ que perpassam pelo nosso comprometimento, pela nossa ética,  pelo nosso respeito, pela nossa responsabilidade, pela nossa amorosidade e sobretudo pela nossa ‘identidade docente’ que é a chave que abrirá as portas para ressignificar as práticas vigentes, com base na qual se deverá perpetuar o princípio do nenhum a menos, ou seja, nada deve ser deixado para trás: nenhuma possibilidade de melhoria, nenhum estudante sem aprender e nenhum professor sem qualificação para ensinar.

 

UNIFRAN

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UNIFRAN iniciou em outubro de 2020 na área prioritária de Pedagogia-Alfabetização. O programa conta com 1 núcleo de 24 alunos e 3 supervisoras e está vinculado à 3 escolas, sendo 1 da rede Estadual e 2 da rede Municipal de Franca.

Desde o início da implementação do PIBID, a Universidade e as escolas parceiras estão em atividades remotas, às vezes, síncronas e assíncronas. Cada supervisor encontrou em sua comunidade escolar os recursos e ferramentas apropriadas para o seguimento da aprendizagem das crianças e da formação do estagiário.

Eu, enquanto coordenadora de área, reúno com as supervisoras 1 vez por mês para ouvi-las sobre o desenvolvimento das atividades, auxiliá-las a resolver dificuldades encontradas e verificar a participação e o comprometimento dos estagiários no acompanhamento das aulas e nas atividades propostas por elas. Convido-as sempre a participar de palestras e cursos de extensão oferecidos pela Universidade.

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica (Edital CAPES/RP 01/2020), iniciou em outubro de 2020.  As atividades propostas e realizadas tiveram embasamentos teóricos voltados para o letramento, especificamente para o ensino da leitura e escrita dos alunos, e foram desenvolvidas numa abordagem interdisciplinar, envolvendo outras áreas do conhecimento.

O Programa conta com um núcleo de vinte e quatro alunos e três professoras preceptoras, e está vinculado à três escolas.

Este trabalho visa a fomentação da pesquisa, do conhecimento e de práticas nas quais a educação é caminho para o crescimento e aprendizagem de todos os envolvidos. A parceria entre instituições de formação acadêmica e escolas públicas fomentam novos olhares para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Inseridos em contextos reais de atuação profissional, são disponibilizados aos residentes, a oportunidade de colocar em prática os estudos realizados durante o curso e ao mesmo tempo levar para a escola os conhecimentos teóricos, colaborando assim na formação continuada de professores que já atuam na área do ensino.

Diante do quadro pandêmico que enfrentamos devido ao COVID-19, as aulas estão sendo realizadas remotamente por meio de recursos diversos, dentre eles destacam-se os tecnológicos.  Por isso o desafio é um fator comum entre todos os envolvidos, pois o trabalho em momentos síncronos e assíncronos, visa aprimorar novos recursos, principalmente pelo o uso da tecnologia, intensificando o dinamismo e autonomia por parte dos estudantes que se encontram longe do espaço físico da escola.

Enquanto coordenador de área, procuro desenvolver atividades e estratégias junto as preceptoras, auxiliando nas dificuldades encontradas e na participação efetiva dos residentes. Nossas reuniões são realizadas uma vez por mês entre Coordenador de área, Preceptores e Residentes; quinzenalmente, entre Coordenador de Área e Preceptores; e semanalmente entre Preceptores e Residentes. Nesta perspectiva, procuramos organizar nossa logística de trabalho e atualizar nossos conhecimentos, buscando também incentivar a participação de palestras, cursos e eventos de extensão oferecidos pela Universidade de Franca.

    

Comissão Científica

Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff; Presidente

Prof. Dr. Gabriel Jimenez Aguilar – UNICID

Profa. Dra. Janete Cardoso dos Santos – UDF

Profa. Dra. Magali de Fátima Evangelista Machado – UDF

Comissão Cultural

Prof. Dr. Ricardo Muccillo; Presidente

Prof. Esp. Arthur Vieira de Lima – UNIPÊ

Profa. Dra. Janete Cardoso dos Santos – UDF

Profa. Me. Tatianne Gomes Sousa – UDF

Comitê PIBID e Residência Pedagógica – Cruzeiro do Sul Educacional

Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff; Presidente – UDF

Prof. Dr. Ricardo Muccillo; Vice-presidente – CESUCA

Profa. Me. Andreia Cristina Nagata – Colégios CSE

Prof. Me. Cláudio Silveira – UNIFRAN

Prof. Dr. Daniel Zacaron – FSG

Prof. Dr. Eduardo Faria Silva – UP

Prof. Dr. Gabriel Jimenez Aguilar – UNICID

Profa. Dra. Janete Cardoso dos Santos – UDF

Profa. Dra. Katia Batista de Medeiros – Braz Cubas

Profa. Dra. Magali de Fátima Evangelista Machado – UDF

Profa. Dra. Maria Heloísa Aguiar Silva – UNICID

Profa. Dra. Marilurdes Borges – UNIFRAN

Profa. Dra. Michelle Melina Gleica Pereira – Cruzeiro

Profa. Dra. Milena Fernandes Maranho – CEUNSP

Profa. Dra. Silvana Nobrega Gomes - UNIPÊ

Profa. Me. Simone Onze - FSG

Profa. Dra. Shirley Cabarite da Silva - Módulo