Capítulo 2

Currículo

Como construir o seu currículo mesmo sem experiência?

Para quem ainda está dando os primeiros passos da carreira profissional, é muito comum a desconfiança de que vai encontrar alguma vaga. Afinal, por que uma empresa escolheria um currículo sem tantas experiências? Mas já parou para pensar que todo mundo, até mesmo os gestores mais experientes do mercado, já estiveram na mesma situação?

O CEO de uma empresa gigante ou um profissional de destaque na sua área já teve, em algum momento, um currículo sem tantas experiências.

Então não precisa se preocupar: é possível fazer um currículo que desperte a atenção dos recrutadores mesmo sem experiência profissional — basta valorizar outras competências e capacitações, como formação acadêmica, projetos estudantis ou um intercâmbio, por exemplo.

Mas, na prática, como aumentar as suas chances de empregabilidade com a criação de um currículo mais atrativo? Confira algumas dicas!

Destaque a sua formação escolar

Você pode até não ter muitos anos de prática profissional, porém, certamente tem muito conteúdo adquirido por meio de sua formação escolar. Então, aproveite para elencar todos os cursos realizados ao longo dos anos — nesse campo vale citar desde os cursos de idiomas e informática até os de nível superior.

Valorize as atividades acadêmicas

A maioria das pessoas em início de carreira considera que possui pouca ou nenhuma experiência profissional na área pretendida. No entanto, essa mesma parcela ignora que as suas vivências acadêmicas, como uma participação em um grêmio estudantil ou até mesmo o TCC, podem ser tão importantes quanto a bagagem adquirida no mercado de trabalho.

Destaque a sua participação em projetos sociais

Seja para ajudar o próximo, conhecer novas pessoas ou se engajar em uma causa nobre, os trabalhos voluntários são cada vez mais reconhecidos e admirados em nossa sociedade. Muitas organizações valorizam essa atividade, principalmente se ela for relacionada à sua área de atuação no mercado. Além disso, o profissional que se dedica a uma causa demonstra que tem atributos e qualidades altamente desejadas dentro de uma empresa.

Não esqueça as certificações

Ao longo dos anos, adquirimos diversas certificações — desde a conclusão do ensino fundamental até as especializações. E mesmo que alguns desses certificados não tenham absolutamente nada a ver com a vaga para a qual você está se candidatando, mencioná-los ainda é uma boa estratégia. É uma forma de demonstrar que você tem interesse em sempre evoluir e se desenvolver, algo muito valorizado no mercado.

Os hobbies também importam

Citar seus hobbies favoritos pode ser um importante diferencial, já que essas atividades mostram ao recrutador alguns de seus traços de personalidade que provavelmente não seriam identificados tão cedo.
Ir para o próximo capítulo →

Dê o próximo passo agora!

Agora que você já sabe tudo sobre empregabilidade e o que deve fazer para se destacar no mercado de trabalho, que tal pegar todas essas dicas e começar a colocá-las em ação? Conheça as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional e todos os nossos cursos preparatórios em diversas áreas do conhecimento!
Quero saber mais!