Capítulo 4

Inteligência emocional

O papel da mente na empregabilidade

Dentro das soft skills, a inteligência emocional merece um lugar de destaque. Desenvolver essa habilidade vai criar a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções de forma saudável, assim como compreender os sentimentos e reações das outras pessoas.

Quem desenvolve essa característica aumenta suas chances de sucesso na vida — o que pode ser refletido até em termos de empregabilidade.

São 4 conceitos fundamentais para desenvolver a sua inteligência emocional!

Autoconhecimento

O desenvolvimento da inteligência emocional começa ao conhecer as próprias emoções, identificando aquilo que te move, tanto do lado positivo quanto do negativo.

Autocontrole

O autocontrole é essencial para desenvolver a inteligência emocional, ajudando você a aprender a reconhecer as suas emoções e como equilibrá-las.

Valores

Quais são os seus valores e os pontos fortes? Entenda quais são e saiba como potencializá-los, trabalhando os mais importantes para a sua evolução.

Feedbacks

Por fim, é fundamental saber ouvir. Ter inteligência emocional é conseguir compreender as críticas construtivas e transformá-las em fontes de crescimento.

Dê o próximo passo agora!

Agora que você já sabe tudo sobre empregabilidade e o que deve fazer para se destacar no mercado de trabalho, que tal pegar todas essas dicas e começar a colocá-las em ação? Conheça as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional e todos os nossos cursos preparatórios em diversas áreas do conhecimento!
Quero saber mais!