Capítulo 3

Soft Skills

O seu foco não pode ser apenas na sua profissão

Isso mesmo: para ter sucesso profissional, o foco não pode ser limitado ao desempenho dentro da sua área. É cada vez mais importante desenvolver outras habilidades que facilitem o seu rendimento no ambiente de trabalho.

Autoconhecimento, inteligência emocional e flexibilidade são algumas das soft skills mais requisitadas no universo corporativo. Candidatos com esses diferenciais certamente têm mais chance de ser aprovados em uma entrevista de emprego.

Outras habilidades que fazem parte dessa lista são a capacidade de liderança, a boa gestão do tempo e a resiliência para encarar os desafios do dia a dia de trabalho.

Resposta correta!

As soft skills são cada vez mais importantes para identificar se um profissional deve ou não fazer parte de uma empresa. São essas habilidades que vão ajudar a lidar com desafios e diferentes opiniões e pensamentos no ambiente de trabalho.

Resposta incorreta!

As soft skills são cada vez mais importantes para identificar se um profissional deve ou não fazer parte de uma empresa. São essas habilidades que vão ajudar a lidar com desafios e diferentes opiniões e pensamentos no ambiente de trabalho.

Qual é a relação entre soft e hard skills?

Hoje em dia, os gestores e recrutadores compreendem que as soft skills são tão ou mais importantes quanto as hard skills. Afinal, elas têm a ver com a personalidade do candidato, indicando os moldes em que ele trabalhará quando estiver sob pressão ou com prazos muito apertados, por exemplo.
Já as hard skills estão relacionadas às competências técnicas de cada profissional, como o grau de formação, o conhecimento de idiomas, um segundo curso superior, entre outras habilidades mais quantificáveis. Tanto é que muitos profissionais têm buscado se especializar em uma pós-graduação para melhorar o seu perfil nesse sentido.

Como desenvolver soft skills?

Confira 4 dicas para desenvolver soft skills e se tornar um profissional ainda mais completo!

DICA #1

Busque por especializações que ajudem você a desenvolver outras habilidades, como um curso de gestão.

DICA #2

Invista na sua flexibilidade, trabalhando a sua adaptação aos desafios e dificuldades que surgem no dia a dia.

DICA #3

Tenha proatividade e comece a tomar frente de projetos e tarefas nas aulas, no trabalho ou até mesmo dentro de casa.

DICA #4

Trabalhe o seu controle emocional, conhecendo mais sobre as suas características e comportamentos.

Dê o próximo passo agora!

Agora que você já sabe tudo sobre empregabilidade e o que deve fazer para se destacar no mercado de trabalho, que tal pegar todas essas dicas e começar a colocá-las em ação? Conheça as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional e todos os nossos cursos preparatórios em diversas áreas do conhecimento!
Quero saber mais!