Empregabilidade 222

e o mercado teste

Confira tudo o que você precisa saber sobre empregabilidade para destacar o seu currículo no mercado de trabalho.

 ENEM

Prepare-se para mandar bem no ENEM!

 

Dicas para fazer uma boa prova e garantir a entrada no ensino superior

Confira agora!

O ENEM é praticamente o maior vestibular do Brasil e, por isso, é muito importante estar muito bem preparado (a) para o dia do exame! Afinal, são muitos conteúdos para estudar e muitos detalhes que precisam de atenção dos candidatos.


Mas todo esse esforço compensa: você pode conquistar uma bolsa de estudos de acordo com a sua nota e realizar o sonho de conquistar o seu diploma! Confira a seguir nossas dicas para você se sair bem na prova.

Saiba mais sobre o ENEM

 

O Exame Nacional do Ensino Médio é umas das provas com mais inscritos no país todo. A pontuação do ENEM pode ser a entrada principal ao ensino superior. De acordo com as regras e nota, é possível conquistar bolsas de estudos parciais ou integrais, ter acesso a financiamentos ou ingressar em instituições públicas.

 

O ENEM é anual e aborda questões de diferentes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. A prova é aplicada em dois domingos consecutivos. Mas para participar, o primeiro passo é realizar a inscrição

 

  • Inscrição

  • Isenção da taxa

É preciso é se atentar à abertura das inscrições, que pode ser consultado no site do Inep. Esse período costuma ser bastante divulgado nos meios de comunicação, mas é importante buscar essa informação.

 

O caminho para inscrição começa na Página do Participante. Além de informar dados pessoais, você também pode indicar se precisa de atendimento especializado ou específico e seguir as orientações de comprovação. Você também vai escolher o idioma de preferência para responder as cinco questões de língua estrangeira da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

 

Uma novidade das últimas edições é o formato do ENEM, que pode ser tradicional ou digital. Na inscrição você indica o formato desejado para realizar a prova e, por fim, recebe o boleto para pagamento da taxa, caso não tenha solicitado a isenção antes da abertura das inscrições.

Antes mesmo de realizar a inscrição, você pode ser contemplado (a) com a isenção da taxa. Mais uma vez, é importante ficar atento (a) a esse prazo para não perder o direito ao benefício. Veja os pré-requisitos para solicitar a isenção:

 

  • Ser estudante da rede pública cursando a última série do ensino médio
  • Ter cursado todo o ensino médio em rede pública ou ter sido bolsista em escola particular, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
  • Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) informando seu NIS, próprio e válido

 

Lembrando que se você solicitou a isenção da taxa no ENEM anterior, mas não compareceu à prova, precisa justificar a sua ausência para ter acesso ao benefício.

Tudo certo com a sua inscrição? Então é hora de continuar (ou começar) a preparação para a prova!

Preparação dos estudos

 

Antes mesmo do período de inscrições do ENEM, muitos candidatos já começam a se preparar para as provas. Isso porque os conteúdos são densos e exigem organização, foco e concentração nos estudos. Mas por onde começar? Temos algumas dicas que podem ser úteis:

Organize os conteúdos

Faça uma lista de todos os conteúdos que precisam ser vistos. No site ENEM Brasil você encontra dicas de tópicos para pesquisar, se organizar e estudar. Mas o primeiro passo mesmo é calcular quanto tempo você tem até o dia da prova. Assim, você analisa o que será incluído em cada semana de estudos. Importante: priorize os temas que mais caem no ENEM.

 

A partir dessa divisão de conteúdo dentro do tempo que você terá pela frente para estudar, siga com sua preparação traçando rotina, cronograma e otimização de estudos.

Determine uma rotina

Se você se dedicar diariamente aos estudos, pode ter um aproveitamento muito melhor nas provas do ENEM. Pode parecer difícil, mas tente começar respondendo à seguinte pergunta: o que te inspira e motiva a estudar para o ENEM? Tenha em mente a sua motivação e comece a tirar sua rotina de estudos do papel. Alguns caminhos que pode seguir para isso são:

 

  • Estabeleça um local para estudar: se possível, determine um lugar calmo, onde você possa ler, pesquisar, fazer anotações e praticar exercícios com mais tranquilidade. Procure ficar longe do celular nestes momentos para evitar distrações.
  • Monte um cronograma de estudos: uma boa dica é organizar seu cronograma começando pelas matérias que você tem mais dificuldade, para ter mais tempo de dedicação a elas. Outra dica é definir uma matéria para estudar a cada dia da semana.
  • Determine horários fixos: procure ser rígido (a) com os horários que você definiu para estudos e, se possível, peça para não ser interrompido (a) sem necessidade. E encare como uma grande vitória sempre que conseguir cumprir seu horário!
  • Procure material de apoio: existe muito material disponível na internet, mas seja criterioso (a) na escolha do que vai baixar ou salvar, se atentando à qualidade do conteúdo. Conte sempre com simulados e provas anteriores para ajudar a compreender o que você estudou.

Otimize seus estudos

Para complementar o que você já definiu para a sua rotina de estudos, algumas dicas podem te ajudar bastante nesta jornada de aprendizado. Confira essas dicas para otimizar seu processo de estudar:

 

  • Encontre seu método de estudo: compreenda o melhor método para você.

 

O estudo intercalado é indicado para manter o foco em uma mesma matéria durante um tempo determinado, por exemplo, 3 dias seguidos. Então você alterna para outra disciplina e segue intercalando-as para melhorar o aprendizado.

 

No método de autointerrogação, você cria perguntas às quais possa responder de acordo com o que estudou. É uma ótima forma de revisar o conteúdo.

 

  • Use a tecnologia ao seu favor: muitos aplicativos podem te ajudar na produtividade, a controlar o tempo, oferecer apoio para anotações e organização dos conteúdos etc.
  • Trace metas: a organização é essencial para a disciplina, portanto, estabeleça metas diárias e vá riscando da lista o que concluiu com sucesso.
  • Gerencie seu tempo: defina prioridades, aproveite melhor as horas do seu dia e separe um tempo para lazer e descanso.

 

Esses momentos de lazer e descanso são fundamentais para que sua mente absorva os conteúdos estudados com qualidade. E é por isso que a organização e a disciplina são muito importantes: com elas, suas tarefas e horários não saem do controle e você pode aproveitar cada momento.

Simulado ENEM

 

Testar os conhecimentos é uma excelente forma de compreender como anda sua preparação para o ENEM ou vestibular. Você pode realizar o simulado em diversos momentos e comparar seu desempenho entre as tentativas! O Simulado ENEM é um teste completo que vai te ajudar nessa missão.

 

São 40 questões, sendo 10 de cada tema, para que você experimente fielmente como gerenciar seu tempo durante a realização do exame. Isso também vai te ajudar com a revisão do conteúdo e pode te dar mais segurança e confiança quando chegar o grande dia da prova.

 

Dicas para a prova de Redação

 

O simulado é primordial para as questões objetivas, mas treinar e se preparar para a Redação também é extremamente importante. A nota dessa prova tem um peso grande no seu desempenho, sendo critério eliminatório em programas de ingresso em ensino superior público ou privado.

 

A pontuação da Redação do ENEM vai de 0 a 1000 e é dividida em cinco competências: 

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreender a proposta da Redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos na construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Deu para perceber que as competências são bem criteriosas, certo? Por isso, temos algumas dicas que podem te ajudar no preparo para a Redação:

1 – Leia muito: sites, jornais, revistas, livros são bem-vindos.

2 – Pratique: faça pelo menos uma redação por semana definindo bem os argumentos.

3 – Seja claro (a) e objetivo (a): roteirize o que vai escrever e prepare-se para ter domínio sobre o assunto.

4 – Cuidado com a repetição de palavras: treine sinônimos para não utilizar os mesmos termos.

5 – Gírias nem pensar!

6 – Respeite o formato exigido.

7 – Releia atentamente o texto antes de finalizar.

Quer mais conteúdo?

 

No ENEM Brasil você encontra outros materiais sobre o exame que também vão te ajudar a mandar muito bem na prova.

 

No Blog Carreiras tem muitas dicas preciosas para o seu desempenho ser incrível!

Dicas para o grande dia

Chegou o dia da prova! Apesar de ser naturalmente um momento de ansiedade, procure manter a calma e tenha confiança na sua preparação. E para evitar contratempos, anota essas recomendações:

 

  • Não esqueça de levar seu documento com foto. Caso você tenha perdido seus documentos ou tenham sido roubados, você pode apresentar um Boletim de Ocorrência emitido nos últimos 90 dias antes da prova.
  • Leve caneta preta em material transparente. Uma das regras do ENEM é o uso de caneta de tinta preta, feita com material transparente. Evite levar lápis, canetas de outras cores, lapiseira, borracha etc.
  • Número da inscrição. O número da sua inscrição pode ser solicitado, sendo assim, imprima o documento se puder. Você pode consulta-lo na Página do Participante.

 

Orientações para garantir seu bem-estar:

 

  • Leve uma garrafa de água. Desta forma, você não precisa levantar para ir ao bebedouro e se mantém hidratado (a).
  • Alimentação: a prova é de longa duração, portanto, além de fazer uma alimentação saudável antes de se dirigir ao local do exame, carregue alimentos leves para consumir durante a prova. Uma sugestão são barrinhas de cereais, frutas, sucos, sanduíches. Evite alimentos pesados ou que façam muito barulho.
  • Lembre-se de usar roupas confortáveis e procure ter uma boa noite de sono antes da prova.

Outra dica importante é evitar estudar no dia da prova ou até no dia anterior: os momentos antes da prova precisam ser de descanso para não comprometer a sua concentração durante o exame. Além disso, programe-se para sair cedo e evitar atrasos. Por fim, respire fundo sempre que a ansiedade bater e confie em você!

Bolsas e financiamentos com a nota do ENEM

 

Após o intenso período das provas do ENEM é chegada a hora de colher os frutos da sua dedicação! Uma boa pontuação no exame pode render bolsas parciais ou de até 100% por todo o curso*.

Na Cruzeiro do Sul Educacional você pode aproveitar esse benefício de diferentes formas:

 

Bolsa ENEM: marcando acima de 300 pontos, você já pode garantir o benefício, que será concedido conforme a sua pontuação obtida no exame. São válidos os boletins de edições a partir de 2010, exceto para o curso de Medicina. Confira a faixa de pontuação no site da instituição de seu interesse e aproveite.

Outras formas de utilizar a sua nota do ENEM:

 

Prouni: nota igual ou superior a 450 pontos pode conseguir bolsas integrais por meio do Programa Universidade para Todos, o Prouni, do Governo Federal. Além da boa nota, é preciso atender a outros pré-requisitos, que você pode conferir nos sites das instituições.

 

FIES: é uma forma de financiamento pelo Governo Federal que permite aos estudantes pagar o curso depois de formados. Válido somente para cursos presenciais, um dos pré-requisitos é ter nota igual ou superior a 450 no ENEM e não ter zerado a Redação.

 

Nós temos um material completo sobre bolsas e financiamentos, mas você também pode conferir as informações nos sites das instituições. Conheça as instituições e inscreva-se no processo seletivo com a sua nota no ENEM!